Suplementação alimentar é necessária?

A cada dia que passa observamos que mais e mais pessoas fazem uso de suplementos alimentares objetivando uma melhora em sua performance e estética corporal.

Vale a pena questionar se isso é realmente necessário. Será que todos podem e devem se utilizar desses suplementos? Essa suplementação pode ser prejudicial à saúde? Se eu tomar suplementos terei um corpo muito mais forte e mais definido?

Para iniciarmos, precisamos deixar bem claro o que são "suplementos alimentares". Define-se suplemento como um produto cujo objetivo é aumentar ou otimizar o consumo de determinado tipo de nutriente(s) em uma dieta.
O grande problema é que vem ocorrendo uma indiscriminada banalização na venda e consumo desses produtos, fomentada pelos mecanismos de mídia conhecidos e pela exigência social de um padrão de estética corporal.

Muitos indivíduos com um demasiado volume corporal, e não se sabe bem como isso foi conseguido, têm atribuído seus resultados à utilização de suplementação nutricional. É verdade que há a possibilidade de aumentar o volume muscular com a utilização de certos suplementos alimentares, mas associar um aumento brutal exclusivamente à essa suplementação, não é muito plausível, visto que o aumento de massa muscular está relacionado também com componentes como genética, estado fisiológico e a própria atividade física.

Um outro aspecto importante a se comentar é o fato de que esses produtos, ao contrário do que se pensa, podem trazer efeitos adversos à saúde quando utilizados em quantidade excessiva e por um longo período de tempo. Dentre esses efeitos pode-se destacar a sobrecarga no funcionamento renal que ocorre mediante utilização de doses muito acima do ideal de proteínas e aminoácidos, prática muito comum nos indivíduos que fazem atividade física especificamente para promover hipertrofia muscular e que já foi amplamente demonstrado através de estudos científicos que é uma prática perigosa.

Vários são os efeitos benéficos da utilização de suplementos alimentares, na busca de uma melhor saúde, performance na atividade física ou da estética perfeita (aumento ou redução de peso e gordura corporal, maior definição ou volume muscular, dentre outros), desde que seja comprovada a necessidade e que essa recomendação de uso seja feita por um nutricionista especializado. Sem a devida orientação de um profissional especializado as pessoas sentem-se cada vez mais confusas diante de diferentes tipos de suplementos para as mais diversas finalidades, e o que é pior, na grande maioria das vezes fazem uso sem necessidade.

Faz-se necessária a realização de muitas pesquisas científicas que comprovem a real efetividade de muitos dos produtos disponíveis no mercado. Não restam dúvidas de que a deficiência de alguns nutrientes, como as vitaminas e minerais, pode acarretar alguns distúrbios no organismo e diminuir a performance. Também não há dúvidas de que a atividade física regular tende a aumentar as demandas dietéticas de muitos destes nutrientes. O que nos resta saber, no entanto, é se há necessidade de suplementar os nutrientes que podem ser fornecidos numa alimentação convencional, adequada e balanceada.

Qualquer indivíduo, interessado em utilizar qualquer suplemento alimentar, deve procurar um nutricionista especializado, para que este lhe oriente de forma individualizada sobre a necessidade ou não da utilização desse tipo de substância.




Nutricionista Ricardo Sodré



Sócio-diretor da Nutconsult
Pós-graduado em Nutrição e Atividade Física/UERJ
Especialista em Nutrição Ortomolecular
Nutricionista UERJ / SEAP